Cardeal Robert Prevost é eleito Papa e adota o nome Leão XIV
O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito nesta quinta-feira (8) como o novo Papa da Igreja Católica. Ele escolheu o nome Leão XIV e torna-se o 267º pontífice da história da Igreja, além de ser o primeiro Papa nascido nos Estados Unidos.
A eleição aconteceu no segundo dia do conclave, após quatro rodadas de votação. Às 13h09 (horário de Brasília), a tradicional fumaça branca surgiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, anunciando ao mundo a escolha do novo líder da Igreja. Cerca de uma hora depois, Prevost apareceu na sacada da Basílica de São Pedro e fez seu primeiro discurso como Papa, com uma mensagem centrada na paz, inclusão e justiça.
Leão XIV sucede o argentino Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, falecido em 21 de abril, encerrando o período de Sé Vacante. O conclave contou com a participação de 133 cardeais eleitores e seguiu os ritos estabelecidos pela constituição apostólica Universi Dominici Gregis.
Nascido em Chicago em 14 de setembro de 1955, Prevost entrou para a Ordem de Santo Agostinho em 1977 e foi ordenado sacerdote em 1982. Atuou por duas décadas como missionário no Peru, onde chegou a ser bispo de Chiclayo. Em 2023, assumiu o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos, organismo responsável por indicar bispos em todo o mundo.
A última vez que um Papa escolheu o nome Leão foi em 1878, com Gioacchino Pecci, o Leão XIII. Agora, com Leão XIV, espera-se um pontificado de equilíbrio, diálogo e compromisso com os desafios contemporâneos da Igreja.
A missa de início do pontificado será realizada nos próximos dias, conforme tradição vaticana, marcando oficialmente o início de uma nova etapa para os mais de 1,4 bilhão de católicos ao redor do mundo.
Comments