Integrante do governo Trump vem ao Brasil discutir sanções a Moraes
David Gamble, ex-coordenador de sanções do Departamento de Estado dos Estados Unidos durante a gestão Donald Trump, desembarca no Brasil na próxima segunda-feira (5) com uma missão delicada: discutir eventuais punições contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A visita foi articulada pelo deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e inclui reuniões com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o ex-presidente Jair Bolsonaro. A informação é do portal Metrópoles.
A iniciativa tem repercussão diplomática e mira diretamente as recentes decisões de Moraes, acusado por aliados de Trump de adotar medidas que configurariam censura, como o bloqueio de perfis em redes sociais e ações contra opositores políticos. Segundo a coluna de Paulo Cappelli, da revista Veja, a Casa Branca estaria analisando a possibilidade de impor sanções não só a Moraes, mas também a seus assessores e ao procurador-geral da República, Paulo Gonet.
Atualmente, Gamble comanda o Office of Sanctions Coordination, órgão estratégico da política externa norte-americana. Servidor de carreira do Senior Foreign Service, ele tem ampla experiência na aplicação de sanções internacionais. Além das questões envolvendo Moraes, a visita também deve incluir debates sobre segurança pública.
Eduardo Bolsonaro articula ofensiva com aliados de Trump
A agenda de Gamble foi organizada durante a estadia de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos, onde o parlamentar mantém diálogos com expoentes do trumpismo e da ala conservadora do Partido Republicano.
Até o momento, as possíveis sanções discutidas não envolvem o governo Lula diretamente. No entanto, a visita escancara o fortalecimento dos laços entre a extrema-direita norte-americana e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro no Brasil.
Comments