PSDB aprova início oficial das tratativas para fusão com o Podemos

A Executiva Nacional do PSDB aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (29), o início formal das negociações para a fusão com o partido Podemos. A decisão foi tomada durante reunião da cúpula tucana, que também convocou uma Convenção Nacional para o dia 5 de junho, quando o tema será submetido à deliberação, juntamente com possíveis alterações no Estatuto do partido.

Em nota oficial, o PSDB informou que, a partir de agora, o processo será ampliado com a consulta às diversas instâncias partidárias, com o objetivo de consolidar a união política e estrutural entre as duas siglas. “Avançaremos na busca de uma alternativa partidária que se posicione no centro democrático, distante dos extremos, e que contribua para o desenvolvimento do país. PSDB e Podemos continuarão dialogando nas próximas semanas para construir as convergências necessárias à consolidação dessa união”, diz o comunicado.

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, afirmou que o objetivo é criar um partido forte e representativo no campo democrático. “Vamos construir uma legenda robusta, no centro democrático, capaz de debater os grandes temas nacionais com equilíbrio. Até o início de junho, teremos uma nova configuração partidária”, declarou.

Também presente na reunião, o deputado federal Aécio Neves celebrou a decisão como um passo importante para a retomada do protagonismo político da legenda: “Estamos dando um passo decisivo para formar uma nova força política no centro. O PSDB volta mais forte do que nunca.”

Atualmente, o PSDB integra uma federação com o Cidadania, que já sinalizou não ter interesse em manter a aliança. A federação, no entanto, segue vigente até 2026.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP