TOCANTINS – Carlesse renuncia e Wanderlei é empossado em definitivo como governador
Carta foi enviada à Assembleia Legislativa nesta sexta-feira, 11
Tocantins agora tem um governador “de fato e de direito”. O até então governador em exercício, Wanderlei Barbosa, assume em definitivo o Poder Executivo após seu companheiro de chapa nas eleições de 2018, Mauro Carlesse (PSL), entregar, nesta sexta-feira, 11, sua carta de renúncia à Assembleia Legislativa.
Carlesse, que estava afastado do cargo desde outubro de 2021, usou de tal expediente horas depois do Legislativo ter realizado a primeira sessão acerca do processo de impeachment que ele enfrentaria. Na quinta-feira, 10, 24 deputados se manifestaram favoráveis à admissibilidade do processo em questão e chegaram a marcar uma segunda sessão para esta sexta-feira.
Com a decisão de Carlesse, os trâmites mudam: sai de cena o impeachment e assumem os holofotes a leitura da carta de renúncia, que deve ser feita pelo advogado do agora ex-governador. Vale lembrar que Carlesse foi alvo de duas operações da Polícia Federal e, consequentemente, afastado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Após a divulgação pública do documento, Mauro Carlesse foi às redes sociais e disse que “chegou ao limite do que é suportável ao ser humano” e que com a desistência do mandato, seu foco agora é sua defesa nos tribunais.
“Peço a compreensão dos senhores pela decisão que tomei para poder me defender e ter oportunidade de provar que tudo isso que fizeram simplesmente foi político, política porque eles não querem o estado melhor.”
Wanderlei Barbosa, cuja posse estava prevista para a noite desta sexta-feira, 11, deve disputar a reeleição nas próximas eleições, em outubro deste ano.
Comments