Jogos digitais mostram eficácia no tratamento de transtornos mentais em crianças

Um estudo publicado na revista JAMA Pediatrics revelou que intervenções digitais gamificadas podem ser eficazes no tratamento de transtornos mentais em crianças e adolescentes, especialmente para aqueles com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e depressão. A pesquisa, que revisou e analisou ensaios clínicos randomizados, mostrou que essas intervenções melhoraram significativamente os sintomas do TDAH e da depressão, embora os efeitos sobre a ansiedade tenham sido menos expressivos.

O estudo analisou 27 ensaios com mais de 2.900 participantes e destacou que a forma como essas intervenções são entregues pode influenciar seus resultados. Por exemplo, programas voltados para o TDAH que foram aplicados via computador mostraram melhores resultados em meninos. Para depressão, intervenções com tempo limite pré-estabelecido foram mais eficazes.

Apesar das abordagens gamificadas ainda não serem tão eficazes para ansiedade, os resultados sugerem que elas podem desempenhar um papel importante como parte do tratamento global de transtornos mentais em jovens, proporcionando uma alternativa acessível e atraente para o cuidado de saúde mental infantil.

Com a crescente demanda por tratamentos de saúde mental, essas intervenções gamificadas podem ser uma solução inovadora para crianças e adolescentes que têm dificuldade em acessar tratamentos convencionais, oferecendo uma nova esperança para o manejo de TDAH e depressão.

Fonte: JAMA Pediatrics. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2024.3139.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP