Câmara de Ceres suspende posse secreta de vereador foragido da Justiça
A Presidência da Câmara Municipal de Ceres suspendeu, nesta quinta-feira (9), a posse do vereador Osvaldo José Seabra Júnior, conhecido como Osvaldo Cabal, atendendo à recomendação do Ministério Público de Goiás (MPGO). Osvaldo é alvo de mandado de prisão na Operação Ephedra, deflagrada pelo MPGO em parceria com a Polícia Rodoviária Federal.
O promotor de Justiça Pedro Furtado Schmitt Corrêa apontou irregularidades na posse, como o descumprimento do Regimento Interno da Câmara, a falta de registro oficial do ato, a ausência de ata e a falta de compromisso formal.
O presidente da Câmara, Glicério de Moraes Mendes Júnior, também orientou que os demais vereadores e servidores da Câmara sejam informados sobre a ordem de prisão contra Osvaldo e que cumpram imediatamente a decisão judicial caso ele compareça à Câmara.
A posse de Osvaldo ocorreu em 1º de janeiro de 2025, após a sessão de posse dos outros vereadores. Em diligência realizada em 7 de janeiro, o promotor identificou as irregularidades.
Na portaria que anulou a posse, o presidente determinou que Osvaldo seja notificado para se manifestar em até cinco dias úteis. Se ele não se manifestar, a suspensão será definitiva. Também será aberto um processo administrativo caso ele retome as atividades de vereador sem cumprir as exigências legais.
Comments