Festival de Cinema Italiano chega a Goiânia com exibições gratuitas

A 19ª edição do Festival de Cinema Italiano chega a Goiânia na próxima segunda-feira (11), ocupando o Teatro Sesc Centro com uma programação gratuita e aberta ao público. O evento segue nos dias 14, 18 e 19 de novembro, trazendo uma seleção de filmes italianos que inclui tanto clássicos quanto produções recentes.

Fundado por Nico Rossini e Erica Bernardini, o festival teve início em 2005 como a Semana de Cinema Italiano Contemporâneo e se consolidou como um dos principais eventos de cinema estrangeiro no Brasil. Além das exibições, o festival promove encontros entre cineastas, atores e o público, reforçando a troca cultural entre Brasil e Itália.

A abertura, no dia 11 às 19h, contará com um coquetel de boas-vindas, seguido da exibição de Um Mondo a Parte, dirigido por Riccardo Milani. O filme narra a trajetória de Michele Cortese, um professor que se muda para uma escola em uma área rural no Parque Nacional de Abruzzo e luta para evitar o fechamento da instituição por falta de alunos.

No dia 14, o festival exibe o documentário Toquinho, Incontri e una Chitarra, que celebra a carreira do músico brasileiro Toquinho e suas colaborações na Itália. Com curadoria da Embaixada da Itália, o filme faz parte das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil. Na mesma data, será apresentado Io Capitano, de Matteo Garrone, vencedor do Leão de Prata no Festival de Veneza e representante da Itália no Oscar 2024 na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. O longa acompanha a jornada de dois jovens africanos em busca de uma nova vida na Europa.

No dia 18, será exibida a comédia Romeo è Giulietta, de Giovanni Veronesi, uma releitura moderna da obra de Shakespeare. Na história, uma atriz se disfarça de homem para interpretar Romeu, o que desencadeia situações inesperadas.

O festival se encerra no dia 19, com as exibições de E Se Mio Padre e Palazzina Laf. E Se Mio Padre, dirigido por Solange Tonnini, explora segredos familiares revelados. Já Palazzina Laf, de Michele Riondino, aborda temas trabalhistas ao contar a história de um operário que é persuadido a denunciar seus colegas.

Além de Goiânia, o Festival de Cinema Italiano ocorrerá em mais de 70 cidades brasileiras e também estará disponível no streaming até o dia 8 de dezembro deste ano.

Serviço

Festival de Cinema Italiano em Goiânia 
Data
: 11, 14, 18 e 19 de novembro
Local: Sesc Centro
Entrada gratuita

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP