Terapia com dois medicamentos mostra-se promissora no tratamento do vício em metanfetamina
Uma terapia experimental, desenvolvida por pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos, com dois medicamentos para tratamento do transtorno do uso de metanfetamina produziu resultados promissores.
Nos testes de urina para metanfetamina, os resultados livres de drogas aumentaram 27% entre os participantes que receberam uma combinação de naltrexona injetável mais bupropiona oral de liberação prolongada. Enquanto isso, os testes negativos aumentaram apenas 11% no grupo de controle.
O abuso de metanfetaminas é um problema crescente em todo o mundo, com uma estimativa de 34 milhões de consumidores em 2020, em comparação com 33 milhões 10 anos antes. Só nos Estados Unidos, as mortes por overdose aumentaram cinco vezes entre 2012 e 2018.
Chamado de ADAPT-2, o estudo ocorreu de maio de 2017 a julho de 2019 em oito locais. Foram incluídos mais de 400 participantes, incluindo 109 que receberam a terapia medicamentosa experimental na primeira fase. Isso demonstrou que a combinação funcionou em seis semanas.
As novas descobertas são da segunda fase do ensaio, que analisou um período mais longo. Os participantes foram testados para drogas nas semanas 7 e 12 e novamente, após o tratamento, nas 13 e 16 semanas.
Embora os resultados tenham sido encorajadores, os investigadores disseram que são necessários mais estudos para descobrir se o tratamento dura mais de 12 semanas e leva a maiores reduções no uso de drogas.
Fonte: Addiction. DOI: 10.1111/add.16529.
Comments