Homem fica com ‘cabeça de cone’ por praticar muito breakdance
Existe um ditado que diz que os artistas devem sofrer por sua arte, mas, em alguns casos, isso pode ir longe demais.
Um dançarino de breakdance precisou de uma cirurgia depois de passar tanto tempo girando sobre a cabeça que desenvolveu uma protuberância considerável. Essa condição, conhecida entre praticantes de breakdance, mas pouco estudada na medicina, surgiu ao longo dos 19 anos de carreira do dançarino. O caso, chamado de “cabeça de cone”, foi relatado na revista médica “BMJ Case Reports”.
A identidade do dançarino não foi revelada, mas sabe-se que ele treinava cinco vezes por semana, por cerca de uma hora e meia. Durante esses treinos, passava até sete minutos aplicando pressão na cabeça enquanto realizava o giro. Com o tempo, a protuberância aumentou e ficou dolorosa, a ponto de ele não sair de casa sem usar um chapéu para escondê-la.
Eventualmente, ele procurou ajuda médica. A protuberância foi removida após exames descartarem outras doenças, e ele foi diagnosticado com um “buraco de giro da cabeça”.
O médico Christian Baastrup Sondergaard, um dos autores do estudo, afirmou: “Este artigo não é contra o giro da cabeça, mas dançarinos que notarem protuberâncias devem considerar reduzir ou evitar essa prática.” Ele também destacou que, embora raro, o caso oferece informações valiosas para a medicina, podendo incentivar mais estudos sobre lesões relacionadas ao breakdance.
Após a cirurgia, o dançarino celebrou o resultado: “Agora posso sair em público sem chapéu, o que é ótimo. Recebi muitos comentários positivos, e minha aparência melhorou bastante. Ninguém nota mais a protuberância, minha cabeça está normal.”
Comments