Níveis elevados de xilitol podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares

Quantidades mais elevadas do adoçante artificial xilitol podem aumentar o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC), alerta um novo estudo realizado no Lerner Research Institute, nos Estados Unidos. O xilitol é um adoçante comumente usado em doces sem açúcar, gomas de mascar, produtos assados e pastas de dente.

Níveis elevados do xilitol no sangue foram associados a m risco aumentado de sofrer um ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou outro evento cardíaco dentro de três anos, de acordo com a análise de mais de 3.000 pacientes nos Estados Unidos e na Europa.

O estudo envolveu mais de 3.000 pacientes nos Estados Unidos e na Europa. Os pesquisadores analisaram no laboratório o sangue desses pacientes e descobriram que o xilitol provoca a coagulação de plaquetas, aumentando o risco de coágulos sanguíneos.

Um terço dos pacientes com os níveis mais elevados de xilitol na corrente sanguínea tinham maior probabilidade de sofrer um evento cardiovascular. Além disso, todas as medidas da capacidade de coagulação de uma pessoa aumentaram imediatamente após um sujeito de teste ter ingerido uma bebida adoçada com xilitol, mas não depois de ter bebido um produto adoçado com açúcar.

Os pesquisadores recomendam que as pessoas conversem com um médico ou nutricionista certificado sobre suas escolhas alimentares, incluindo o uso de adoçantes artificiais.

Fonte: European Heart Journal. DOI: 10.1093/eurheartj/ehae244.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP