Prefeitura do Rio dispersa oito blocos de carnaval irregulares no fim de semana

Secretaria de Ordem Pública e Guarda Municipal desmobilizaram cinco eventos de rua não autorizados neste domingo, 27, e três no sábado, 26

A Prefeitura do Rio de Janeiro dispersou oito blocos de carnaval irregulares neste fim de semana, segundo a Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal. Foram cinco eventos não autorizados neste domingo, 27 e três no sábado.

O carnaval de rua no município foi cancelado pelo segundo ano seguido por causa do aumento nos casos de Covid. Quanto às festas privadas, estão liberadas aquelas com cobrança de ingressos, mediante autorização da Prefeitura do Rio.

A Seop monitora os eventos e a Guarda Municipal desmobiliza os blocos. As fiscalizações são realizadas por 1.260 agentes diariamente, segundo o órgão.

A Prefeitura do Rio informou ainda que indeferiu a solicitação para a realização do evento “Encontro de Blocos” na Feira de São Cristóvão neste fim de semana.

“O evento teve a autorização negada por questões ligadas à ordem pública, ausência de licenciamento sanitário e, até o presente momento, de liberação do Corpo de Bombeiros, além de divergências nas informações requeridas pela CET-Rio. A consulta prévia de eventos estava em análise pelo município mas, mesmo sem a liberação da Prefeitura, os responsáveis pelo evento iniciaram as vendas de ingressos e a divulgação em redes sociais e meios de comunicação. A Secretaria de Ordem Pública não permitirá a realização do evento”, informou a pasta.

As denúncias de eventuais blocos clandestinos podem ser feitas através do canal 1746.

Bloco na Avenida Rio Branco
Na tarde deste domingo, milhares de pessoas se reuniram em um bloco na Avenida Rio Branco, no Centro do Rio.

A Seop afirmou que “quando os agentes da prefeitura detectaram o bloco ele já estava com um número grande de pessoas e uma ação repressiva poderia causar danos maiores”. De acordo com a pasta, “a Guarda Municipal trabalhou para liberar a via e dar fluidez ao trânsito”.

Desfiles em abril
Em janeiro, a Prefeitura do Rio decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do carnaval para o feriado de Tiradentes, em 21 de abril. A decisão também foi provocada pelo avanço da ômicron e a alta de casos de Covid no país.

Com o adiamento, as datas do desfile ficariam da seguinte forma:

  • Quarta-feira (20) – Primeiro dia da Série A
  • Quinta-feira (21)- Segundo dia da Série A
  • Sexta-feira (22)- Primeiro dia do grupo especial
  • Sábado (23) – Segundo dia do grupo especial
  • Domingo (24) – Desfile das Crianças
  • Terça (26) – Apuração
  • Sábado (30) – Desfile das Campeãs

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP