Exposição precoce ao amendoim poderia reduzir o risco de alergia a longo prazo

Crianças alimentadas regularmente com produtos de amendoim desde a infância até os 5 anos de idade tiveram uma taxa 71% menor de alergias ao amendoim quando chegaram à adolescência, relataram pesquisadores do King’s College London, na Inglaterra.

De acordo com os autores, o estudo deve reforçar a confiança dos pais e cuidadores de que alimentar seus filhos com produtos de amendoim desde a infância, de acordo com as diretrizes estabelecidas, pode fornecer proteção duradoura contra a alergia ao amendoim.

Para o estudo, os pesquisadores acompanharam mais de 500 crianças que já haviam participado de um ensaio clínico para testar a exposição ao amendoim como forma de evitar a alergia. Metade das crianças consumia regularmente desde a infância, enquanto a outra metade evitava amendoim. A introdução precoce do alimento em suas dietas reduziu o risco de alergia em 81% aos 5 anos.

Este novo estudo deu continuidade a essas descobertas acompanhando as crianças até a adolescência, com idade média de 13 anos, descobrindo que mais de 15% das crianças que evitaram o amendoim na infância tinham agora alergia ao amendoim, em comparação com mais de 4% das crianças expostas desde tenra idade.

Os pesquisadores descobriram que as crianças do grupo de exposição ao amendoim nem sempre comiam amendoim de forma consistente e até tiveram alguns períodos em que não comiam nenhum produto com esse alimento.

Isto mostra que o efeito protetor do consumo precoce de amendoim se mantém ao longo do tempo, sem a necessidade de reforçá-lo, continuando a comer de forma consistente durante a infância e a adolescência, disseram os investigadores.

Fonte: The New England Journal of Medicine – Evidence. DOI: 10.1056/EVIDoa2300311.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP