Dieta cetogênica de baixa caloria pode ajudar a eliminar a acne

De acordo com pesquisadores da Università Telematica Pegaso, na Itália, a acne tem sido associada há muito tempo à obesidade, talvez porque ambas as condições estejam ligadas ao aumento da inflamação e ao stress oxidativo. Sua equipe apresentou suas conclusões no 31st European Congress on Obesity 2024.

Segundo os pesquisadores, acredita-se que a acne seja uma doença inflamatória crônica que afeta o que é conhecido como unidade pilossebácea: o folículo piloso, a haste do cabelo e a glândula sebácea próxima. Cerca de 9% da população mundial é afetada pela acne, principalmente na adolescência.

O estudo foi pequeno: apenas 31 mulheres jovens (com idades entre 18 e 30 anos) obesas e com níveis moderados de acne. Todas fizeram 45 dias de uma dieta cetogênica de baixíssimas calorias (apenas 700-800 quilocalorias por dia). De acordo com o regime cetônico, 44% das calorias vieram da gordura, 43% das proteínas e apenas 13% dos carboidratos. Todas as mulheres completaram a dieta com sucesso, com alguns “efeitos adversos” leves, como dores de cabeça e fraqueza muscular.

Os resultados da perda de peso foram impressionantes: as mulheres perderam em média cerca de 8% do peso corporal ao longo dos 45 dias, com uma queda percentual semelhante nas medidas da cintura. A acne também melhorou: medida por uma “escala de classificação global de acne” padrão, as pontuações melhoraram em média 41,5% ao longo da dieta de 45 dias.

De acordo com os pesquisadores, havia uma base científica para o alívio da acne. Eles descobriram que os marcadores de inflamação sistêmica, estresse oxidativo e saúde do microbioma intestinal melhoraram. As melhorias na inflamação e na oxidação parecem estar correlacionadas com as reduções na gravidade da acne, disseram.

Fonte: 31st European Congress on Obesity 2024.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP