Ressonância magnética poderia detectar precocemente insuficiência cardíaca em mulheres

Um estudo realizado por pesquisadores de três universidades britânicas mostrou que exames de ressonância magnética poderiam ajudar a identificar insuficiência cardíaca em mulheres. Segundo os autores, pesquisa poderá ter implicações importantes para o Serviço Nacional de Saúde britânico, que diagnostica cerca de 200 mil pacientes com insuficiência cardíaca todos os anos.

A técnica desenvolvida pelos pesquisadores utiliza ressonância magnética para medir até que ponto o coração é capaz de relaxar e reabastecer-se de sangue – o tipo de deficiência mais comum entre as mulheres – em oposição à abordagem padrão de procurar um aumento revelador na pressão do coração devido a sua incapacidade de esvaziar totalmente a cada batida.

Os pesquisadores usaram uma equação para derivar leituras de pressão do exame. Eles explicam que, dado o fraco histórico da ecocardiografia no diagnóstico desse tipo de insuficiência cardíaca, espera-se que os ganhos no diagnóstico vindos de seu trabalho permitam que mais mulheres sejam diagnosticadas com mais precisão e criem um caminho para melhores tratamentos.

Fonte: European Heart Journal. DOI: 10.1093/ehjopen/oeae011.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP