Exercícios moderados podem aliviar sintomas de depressão pós-parto
A depressão pós-parto é um distúrbio de humor que afeta muitas mulheres após o parto. Estudos anteriores mostram que entre 50% e 75% das mulheres experimentam algum grau de sintomas depressivos após o parto, com 10% a 15% apresentando sintomas graves o suficiente para serem diagnosticadas com depressão pós-parto. Além dos sintomas depressivos, o distúrbio pode incluir ansiedade, distúrbios do sono e oscilações extremas de humor.
Uma meta-análise conduzida por um grupo de pesquisadores da China University of Geosciences descobriu que a prática regular de exercícios moderados pode ajudar a aliviar os sintomas da depressão pós-parto em algumas mulheres. Publicado no periódico PLOS ONE, o estudo analisou 26 pesquisas anteriores para avaliar o impacto do exercício físico nas mulheres com depressão pós-parto.
Os resultados indicam que, de forma geral, os exercícios aeróbicos têm efeitos positivos para a maioria das mulheres afetadas. Atividades como corrida, caminhada e natação demonstraram benefícios ao aumentar a respiração, a frequência cardíaca e promover o fluxo sanguíneo, além de elevar os níveis de neurotransmissores no cérebro.
Os pesquisadores também observaram que a prática de exercícios em grupo é mais eficaz na redução dos sintomas do que a prática individual. O estudo concluiu que um regime de exercícios moderados, de 35 a 45 minutos, três a quatro vezes por semana, é o mais benéfico. Esses achados ressaltam a importância do exercício físico no tratamento da depressão pós-parto e oferecem orientações valiosas para futuras abordagens terapêuticas, sem efeitos colaterais indesejados.
Fonte: PLOS ONE. DOI: 10.1371/journal.pone.0287650.
Comments