Semaglutida pode reduzir a necessidade de diuréticos em pacientes com insuficiência cardíaca
Pesquisa realizada na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, sugere que tomar o medicamento para perda de peso semaglutida pode ajudar os pacientes a reduzir a necessidade de diuréticos.
O estudo envolveu 1.145 pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada. Os pacientes eram obesos e tinham, em média, 70 anos. No início, 220 pacientes não estavam recebendo diuréticos, 223 estavam recebendo apenas diuréticos não contínuos e 702 estavam recebendo diuréticos continuamente. Todos os participantes receberam uma injeção de placebo ou uma injeção de semaglutida uma vez por semana durante 52 semanas.
Em comparação com as pessoas que receberam a injeção de placebo, os pacientes que não tomaram um diurético e que receberam semaglutida perderam 8,8% do peso corporal em média, enquanto aqueles que tomaram a dose mais alta de diuréticos contínuos tiveram uma queda média de 6,9% no peso.
Os pacientes que tomaram semaglutida durante um ano viram a necessidade de diuréticos contínuos diminuir em média 17%, em comparação com um aumento médio de 2,4% no uso de diuréticos entre aqueles que receberam o placebo.
No geral, a semaglutida melhorou os sintomas, as limitações físicas e levou a uma maior perda de peso em todas as categorias de uso de diuréticos em pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada.
Fonte: European Society of Cardiology 2024 Annual Meeting.
Comments