Conduzida por lendas do automobilismo, Mercedes rara de 1954 deve ser vendida por R$ 380 mi
Um carro de corrida de 1954 deve ser vendido por impressionantes R$ 380 milhões em um leilão da RM Sotheby’s.
A rara Mercedes W196 Streamliner, atualmente em exibição no Indianapolis Motor Speedway Museum, foi pilotada por dois ícones do automobilismo: o argentino Juan Manuel Fangio e o inglês Stirling Moss.
Originalmente com carroceria de rodas abertas, o carro foi conduzido por Fangio em uma corrida não pontuada em Buenos Aires em 1954. Posteriormente, recebeu a famosa carroceria aerodinâmica e foi pilotado por Moss no Grande Prêmio da Itália de 1955, em Monza, onde conquistou a volta mais rápida e um ponto no Campeonato Mundial de Pilotos daquele ano. A Mercedes-Benz usou o carro como veículo de treino e teste antes de doá-lo ao Indianapolis Motor Speedway (IMS) em 1965.
O W196 foi uma obra-prima tecnológica de sua época, apresentando inovações como injeção de combustível e válvulas desmodrômicas, uma técnica avançada para o controle preciso das válvulas do motor. Ele dominou as temporadas de Fórmula 1 de 1954 e 1955, solidificando a reputação da Mercedes por sua excelência em engenharia automobilística.
Comments