Medicamento teve 100% de eficácia na prevenção do HIV

Um estudo realizado mais de 5 mil mulheres e adolescentes em Uganda e na África do Sul mostrou que o medicamento antiviral lenacapavir pode prevenir a infecção pelo vírus HIV, causador da AIDS.

O medicamento é injetável e usado na Europa e Estados Unidos em pessoas já infectadas pelo HIV. Contudo, o estudo mostra que ele pode prevenir a infecção através do bloqueio da reprodução do vírus.

No estudo, as participantes foram divididas em três grupos, sendo que cada grupo recebeu um medicamento diferente. O primeiro grupo recebeu uma dose subcutânea de lenacapavir a cada 26 semanas; o segundo grupo recebeu uma combinação de emtricitabina-tenofovir alafenamida oral de uso diário (F/TAF); e o terceiro grupo recebeu emtricitabina-tenofovir disoproxil fumarato oral diário (F/TDF).

Ao final do estudo, o grupo que recebeu o lenacapavir não registrou nenhum caso de infecção por HIV, enquanto os outros grupos registaram 39 infecções no grupo F/TAF e 16 infecções no grupo F/TDF.

Os pesquisadores explicam que foram registrados casos de gravidez e doenças sexualmente transmissíveis nos três grupos, o que evidencia que houve prática de sexo sem proteção. Contudo, apenas no grupo do lenacapavir não houve casos de HIV, o que demonstra 100% de eficácia do medicamento.

O fato de o medicamento ser injetável, e serem apenas duas doses anuais, o medicamento é considerado pelos especialistas como um grande avanço, pois aumenta as chances de adesão à profilaxia do HIV, uma vez que o uso de medicamentos orais diários, se não for feito corretamente, não surte o efeito desejado.

Fonte: The New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2407001.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP