Não comer carne pode evitar doenças cardíacas, câncer e morte precoce
Uma pesquisa conduzida pela Universidade da Califórnia indica que dietas à base de vegetais, como veganas e vegetarianas, podem promover uma vida mais longa e saudável. O estudo analisou quase 50 estudos publicados entre 2000 e 2023, revelando uma clara tendência: ambas as dietas estão associadas a um menor risco de câncer e doenças cardíacas relacionadas ao endurecimento das artérias.
Os resultados mostraram que essas dietas podem significativamente reduzir o risco de câncer de próstata e gastrointestinal, como o câncer de cólon. Dietas vegetarianas também demonstraram uma menor taxa de mortalidade por doenças cardiovasculares. Além disso, dietas à base de vegetais estão ligadas a uma redução nas chances de obesidade, inflamação e colesterol LDL, conhecido como “colesterol ruim”.
Mas por que ficar sem carne pode melhorar a saúde? Além de potencialmente prevenir a obesidade e reduzir a ingestão de gorduras saturadas, as dietas sem carne podem ter efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios superiores, presentes em abundância em frutas e vegetais. Esses alimentos também são ricos em fibras, que ajudam a reduzir o colesterol ruim.
É crucial notar que nem todas as dietas à base de vegetais são igualmente saudáveis. Dietas ricas em amidos refinados e açúcar podem anular os benefícios de evitar carne. Além disso, dietas vegetarianas podem resultar em deficiência de vitamina B12, que precisa ser suplementada.
Uma dieta baseada em vegetais saudável deve incluir principalmente grãos integrais, frutas, vegetais, nozes, soja, feijão e óleos vegetais não hidrogenados.
Comments