Parar de fumar reduz risco de diversos tipos de câncer

Um estudo abrangente com mais de 2 milhões de participantes mostrou que parar de fumar está diretamente associado à redução do risco de diversos tipos de câncer. O estudo, realizado na Coreia, analisou dados de participantes com 30 anos ou mais que passaram por exames de saúde periódicos desde 2002.

Os resultados indicaram que o risco de desenvolver câncer era ligeiramente maior nos primeiros 10 anos após parar de fumar, em comparação com os fumantes contínuos, porém, gradualmente diminuiu ao longo do tempo. Após 15 anos ou mais desde a cessação do tabagismo, o risco de câncer atingiu 50% do risco associado ao tabagismo contínuo.

Especificamente, o risco de câncer de pulmão diminuiu três anos antes do que o de outros tipos de câncer, com uma redução relativa maior.

Esses achados ressaltam a importância de parar de fumar para reduzir o risco de câncer, especialmente o de pulmão. Eles sugerem que a cessação do tabagismo a longo prazo está associada a benefícios significativos para a saúde, com uma redução substancial no risco de câncer ao longo do tempo.

A pesquisa reforça a necessidade de políticas públicas e programas de cessação do tabagismo para proteger a saúde da população e reduzir a incidência de câncer relacionado ao tabaco.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.54958.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP