Morar próximo a lanchonetes e bares pode aumentar o risco de insuficiência cardíaca
Morar perto de lanchonetes, bares ou restaurantes fast-food pode aumentar o risco de insuficiência cardíaca, aponta um estudo realizado pela Universidade Tulane, nos Estados Unidos.
Os pesquisadores analisaram dados do UK Biobank, um banco de dados com informações de saúde de mais de 500 mil adultos no Reino Unido. Eles avaliaram a exposição dos participantes a três tipos diferentes de ambientes alimentares: pubs ou bares, restaurantes ou cafeterias, e lanchonetes.
O estudo examinou se as pessoas viviam a uma distância de 15 minutos a pé desses estabelecimentos, bem como o número de locais acessíveis a essa distância.
A pesquisa acompanhou quase 13.000 casos de insuficiência cardíaca ao longo de 12 anos e descobriu que a proximidade a um grande número de restaurantes estava associada a um risco aumentado de insuficiência cardíaca.
Especificamente, pessoas que viviam a 15 minutos a pé de 11 ou mais restaurantes tinham um risco 16% maior de insuficiência cardíaca em comparação com aquelas que não tinham esses estabelecimentos por perto.
Aqueles em áreas com alta densidade de pubs e bares tiveram um risco 14% maior de insuficiência cardíaca, enquanto aqueles em áreas com alta densidade de fast-food tiveram um risco 12% maior.
Participantes que viviam a cerca de 500 metros de pubs e bares tinham um risco 13% maior de insuficiência cardíaca, e aqueles próximos a locais de fast-food tinham um risco 10% maior.
O risco de insuficiência cardíaca foi maior entre pessoas sem diploma universitário e adultos em áreas urbanas sem acesso a instalações para exercícios, como academias.
Os pesquisadores sugerem que melhorar o acesso a alimentos mais saudáveis e a instalações para exercício em áreas urbanas poderia reduzir o risco de insuficiência cardíaca associado a opções de refeições rápidas.
Fonte: Circulation: Heart Failure. DOI: 10.1161/CIRCHEARTFAILURE.124.011468.
Comments