‘Caçador de fósseis’ encontra presa de mastodonte durante mergulho na costa da Flórida
Para o “caçador de fósseis” Alex Lundberg, foi um verdadeiro golpe de sorte. Durante um mergulho em Manasota Key, na costa da Flórida (EUA), ele encontrou uma preciosidade pré-histórica: uma presa de mastodonte.
Alex, formado em biologia marinha pela Universidade do Sul da Flórida, fez a descoberta em abril. A presa do mastodonte, que ainda não foi datada, pode ter milhões de anos.
Apesar de ter 29 anos e praticar mergulho há 12, Lundberg se considera “caçador de fósseis” desde que era pequeno. “Quando criança, meu pai sempre nos levava a canteiros de obras para procurar fósseis”, contou ele ao “NY Post”. “Encontrar pequenos pedaços de presa é comum, mas achar uma tão grande e bem preservada é muito raro. As presas encontradas na Flórida são normalmente muito delicadas e geralmente se desfazem”, acrescentou.
Os mastodontes americanos foram extintos há cerca de 10,5 mil anos, de acordo com o National Park Service (NPS). “Embora os mastodontes existam desde 4 a 3 milhões de anos atrás, os mamutes só chegaram à América do Norte durante as eras glaciais do Pleistoceno”, informa o site do NPS, referindo-se ao período de 2,6 milhões de anos atrás até 11.700 anos atrás. “Os mastodontes coexistiram em muitos lugares com os mamutes, mas todos os proboscídeos da América do Norte foram extintos há cerca de 10,5 mil anos”, acrescentou.
“Pretendo manter a presa, mas devo informar o Museu de História Natural da Flórida no fim do ano”, disse Alex, que tem permissão para caçar fósseis no estado.
Comments