Excesso de vitamina B3 pode aumentar risco de doenças cardiovasculares

Um estudo conduzido na Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, revelou que o consumo excessivo de vitamina B3, também conhecida como niacina, pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Os pesquisadores identificaram uma forte ligação entre o 4PY, um subproduto resultante do excesso de niacina, e as doenças cardíacas.

A pesquisa incluiu uma “coorte de descoberta” composta por 1.162 pacientes cardíacos estáveis, além de duas coortes de validação totalizando 2.331 pacientes, e uma investigação mais aprofundada sobre o efeito do 4PY no coração de camundongos.

A niacina é uma vitamina bastante presente nas dietas ocidentais e, desde os anos 1940, mais de 50 nações introduziram a fortificação de alimentos básicos, como farinha, cereais e aveia, com niacina, visando prevenir doenças relacionadas à deficiência nutricional.

Por muitos anos, a niacina tem sido prescrita como uma forma de reduzir o colesterol alto, e os suplementos dietéticos contendo essa vitamina tornaram-se populares para combater o envelhecimento. No entanto, o novo estudo revela que o excesso de niacina pode causar inflamação nos vasos sanguíneos, o que está intimamente ligado às doenças cardíacas. Os pesquisadores descobriram que um em cada quatro indivíduos nas coortes de pacientes parecia estar consumindo niacina em excesso, desencadeando a produção do metabólito prejudicial 4PY pelo corpo.

Os resultados sugerem que, embora níveis adequados de niacina sejam essenciais para a saúde humana, deve-se considerar se a contínua fortificação de farinha e cereais com niacina nos Estados Unidos é justificada. Os pesquisadores recomendam que os suplementos contendo niacina não devem ser consumidos sem orientação médica prévia e que uma dieta rica em frutas e vegetais é uma alternativa mais saudável.

(Fonte: Nature Medicine. DOI: 10.1038/s41591-023-02793-8)

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP