HPV pode aumentar risco de doença cardíaca e AVC

As mulheres têm quatro vezes mais probabilidades de morrer de doenças cardíacas e seis vezes mais probabilidades de morrer de acidente vascular cerebral se infectadas com uma estirpe de alto risco do papilomavírus humano (HPV), alerta um estudo realizado na Sungkyunkwan University, na Coreia do Sul.

Para o estudo, os pesquisadores acompanharam mais de 163 mil mulheres coreanas jovens ou de meia-idade sem histórico de doença cardíaca no início do estudo. As mulheres fizeram check-ups todos os anos ou dois, durante uma média de mais de oito anos, incluindo rastreio de 13 estirpes de HPV de alto risco.

No geral, o risco de as mulheres morrerem de doenças cardíacas era baixo, com cerca de nove mortes por cada 100 mil pessoas. No entanto, as mulheres com HPV de alto risco tinham um risco 3,9 maior de artérias bloqueadas, um risco 3,7 vezes maior de morrer de doença cardíaca e um risco 5,9 vezes maior de morrer de acidente vascular cerebral, em comparação com aquelas sem tal infecção. O risco era ainda maior em mulheres obesas e com infecção por HPV de alto risco.

Cerca de 20% dos casos de doenças cardíacas não são causados por fatores de risco bem conhecidos, como tabagismo, colesterol elevado, pressão alta e diabetes, disseram os pesquisadores. Essa descoberta poderia explicar parte dessa diferença.

Segundo os autores, mais pesquisas são necessárias para descobrir se a infecção pelo HPV tem efeitos semelhantes nos homens, bem como se a vacina pode prevenir mortes por doenças cardíacas.

Fonte: European Heart Journal. DOI: 10.1093/eurheartj/ehae020.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP