Biossensor pode detectar câncer de mama pela saliva
Pesquisadores da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo dispositivo capaz de detectar câncer de mama através da saliva.
Esse biossensor portátil identifica biomarcadores de câncer de mama a partir de uma pequena amostra de saliva. Ele utiliza tiras de teste de papel tratadas com anticorpos específicos que reagem aos biomarcadores do câncer.
Quando uma amostra de saliva é aplicada na tira, pulsos elétricos são enviados aos pontos de contato do dispositivo. Esses pulsos fazem com que os biomarcadores se liguem aos anticorpos, alterando o sinal de saída do eletrodo, permitindo assim a leitura do risco de câncer.
O dispositivo pode fornecer resultados precisos com apenas uma gota de saliva, mesmo que a concentração do biomarcador seja de apenas um quatrilionésimo de grama por mililitro.
Entre os biomarcadores detectados estão o receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2), responsável por 15% a 20% dos cânceres de mama invasivos, e o CA 15-3, um antígeno liberado na corrente sanguínea pelo câncer de mama.
Os resultados mostraram que o dispositivo é capaz de distinguir entre tecido mamário saudável, câncer de mama em estágio inicial e câncer de mama avançado, utilizando esses dois biomarcadores. Os pesquisadores testaram o dispositivo em 21 amostras de saliva humana.
Fonte: Journal of Vacuum Science & Technology B. DOI: 10.1116/6.0003370.
Comments