Acupuntura pode reduzir o risco de AVC em pessoas com artrite

Pessoas com artrite reumatoide apresentam risco aumentado de acidente vascular cerebral, mas um novo estudo indica que a acupuntura pode reduzir esse risco.

Conduzido por pesquisadores da China Medical University, o estudo mostrou que os efeitos parecem ser independentes do sexo, idade, uso de medicamentos e outras condições existentes, levando os investigadores a sugerir que a acupuntura pode diminuir os níveis de proteínas pró-inflamatórias chamadas citocinas, que estão ligadas a doenças cardiovasculares.

Embora a acupuntura tenha sido usada para controlar a dor e reduzir a inflamação, os pesquisadores procuraram determinar se ela poderia diminuir o risco de acidente vascular cerebral isquêmico. Este tipo de acidente vascular cerebral, causado por um coágulo sanguíneo no cérebro, está associado à inflamação sistêmica.

Os pesquisadores analisaram registros médicos nacionais do banco de dados do Registro de Pacientes com Doenças Catastróficas de 47.809 adultos recém-diagnosticados com artrite reumatoide entre 1997 e 2010. Esses números representam 99% de toda a população de 23 milhões de Taiwan, com um período de acompanhamento de longo prazo.

A análise final incluiu 23.226 pacientes com dados completos, 12.266 dos quais receberam acupuntura após o diagnóstico e até o final de dezembro de 2010. Desses pacientes, 11.613 foram pareados por idade, sexo, condições coexistentes, uso de medicamentos e terapias modificadoras da doença, bem como ano de diagnóstico, com um paciente que não havia recebido acupuntura. Mulheres, pessoas com idade entre 40 e 59 anos e participantes com pressão alta foram a maioria em ambos os grupos.

A maioria (87%) do grupo de acupuntura foi tratada com acupuntura manual; 3% foram tratados com eletroacupuntura, na qual um eletrodo que produz um baixo pulso de eletricidade é preso à agulha; e 10% receberam os dois tipos.

Em média, decorreram 1.065 dias entre o diagnóstico de artrite reumatoide e o primeiro tratamento de acupuntura, com um número médio de sessões de cerca de 10. Durante o período de monitoramento até o final de 2011, 946 pacientes tiveram acidente vascular cerebral isquêmico. O risco aumentou com a idade e com o número de doenças coexistentes.

Aqueles com pressão arterial elevada, por exemplo, tinham duas vezes mais probabilidade de sofrer um acidente vascular cerebral do que aqueles com pressão arterial normal, enquanto aqueles com diabetes tinham 58% mais probabilidade de o ter.

Mas houve significativamente menos casos de acidente vascular cerebral isquêmico entre o grupo de acupuntura: 341 versus 605, equivalente a um risco 43% menor. E isso independentemente da idade, sexo, uso de medicamentos e condições coexistentes.

Fonte: BMJ Open. DOI: 10.1136/bmjopen-2023-075218.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP