Excesso de zinco no ouvido pode aumentar risco de perda auditiva
Zinco flutuante no ouvido interno pode aumentar o risco de perda auditiva, de acordo com um estudo realizado na Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.
Pesquisadores conduziram experimentos em laboratório com ratos e descobriram que drogas capazes de absorver o excesso de zinco podem ajudar a restaurar a audição perdida e até mesmo proteger o ouvido contra ruídos altos.
O zinco é um mineral essencial para o funcionamento celular adequado e para a audição. No entanto, os pesquisadores observaram que os níveis de zinco no ouvido interno aumentam horas após os ratos serem expostos a ruídos altos. Esse excesso de zinco causa danos celulares e interrompe a comunicação normal entre as células, resultando em perda auditiva temporária e, às vezes, permanente.
Os ratos tratados com um composto de liberação lenta que retém o excesso de zinco livre apresentaram menor propensão à perda auditiva e foram protegidos contra os danos induzidos pelo ruído.
Agora, os pesquisadores estão trabalhando no desenvolvimento de um medicamento simples e de venda livre, que as pessoas possam usar para se proteger antes de serem expostas a atividades com ruídos altos.
Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences. DOI: 10.1073/pnas.2310561121.
Comments