Síndrome dos ovários policísticos aumenta risco de problemas cognitivos
Mulheres com um distúrbio ovariano comum podem ter maior probabilidade de ter problemas de memória e pensamento na meia-idade, sugere um estudo realizado na Universidade da Califórnia em São Francisco (UCSF), nos Estados Unidos.
A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é um distúrbio hormonal no qual os ovários produzem uma quantidade anormalmente elevada de andrógenos, que são hormônios sexuais masculinos. A condição causa menstruação irregular, além de excesso de pelos no corpo, ganho de peso, acne, infertilidade, cistos no ovário e queda de cabelo.
Para o estudo, os pesquisadores acompanharam mais de 900 mulheres com idades entre os 18 e os 30 anos durante três décadas, altura em que completaram uma série de testes cognitivos. Por exemplo, um teste que mede a atenção pediu aos participantes que olhassem para uma lista de palavras em cores diferentes e declarassem a cor da tinta em vez da palavra real – por exemplo, respondendo “vermelho” ao ver a palavra “azul” impressa em vermelho tinta. Nesse teste, as mulheres com síndrome dos ovários policísticos tiveram pontuações cerca de 11% mais baixas do que outras mulheres.
Para descobrir a causa potencial, os pesquisadores analisaram exames cerebrais feitos em cerca de 300 participantes nos anos 25 e 30 do estudo, 25 dos quais tinham SOP. Mulheres com síndrome dos ovários policísticos apresentavam menor integridade na substância branca, o tecido que forma conexões entre diferentes regiões do cérebro. Esta poderia ser uma evidência precoce do envelhecimento do cérebro.
Segundo os autores, pesquisas adicionais são necessárias para confirmar essas descobertas e determinar como essa mudança ocorre, incluindo a análise de mudanças que as pessoas podem fazer para reduzir suas chances de problemas de pensamento e memória.
Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000208104.
Comments