Pessoas ignoram estar doentes para não desmarcar compromissos


Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, revelou que a maioria das pessoas opta por ocultar uma doença infecciosa a fim de evitar cancelar compromissos pessoais.

Aproximadamente três em cada quatro pessoas (75%) admitiram ter escondido uma doença infecciosa de outras pessoas pelo menos uma vez, ou planejam fazê-lo no futuro. Esses indivíduos relataram continuar suas rotinas cotidianas, como embarcar em aviões, participar de encontros e outras atividades sociais, mesmo quando estavam doentes, sem considerar o risco de infectar outras pessoas.

Os pesquisadores recrutaram mais de 900 participantes no campus da Universidade de Michigan, incluindo cerca de 400 profissionais de saúde. Os participantes foram questionados sobre quantos dias experimentaram sintomas de doenças infecciosas desde o início da pandemia em março de 2020, bem como se haviam ocultado sua condição de outras pessoas. Mais de 70% admitiram ter escondido seus sintomas. Muitos justificaram suas ações afirmando que não queriam interferir em seus compromissos sociais, enquanto uma minoria mencionou a falta de licença remunerada como motivo.

Uma fase adicional do estudo consistiu em uma pesquisa online com 900 indivíduos, alguns dos quais estavam atualmente doentes. Os participantes foram solicitados a avaliar a transmissibilidade de sua doença, seja real ou imaginária, e a probabilidade de escondê-la ao interagir com outras pessoas. Comparados aos participantes saudáveis que apenas imaginavam estar doentes, aqueles que estavam atualmente doentes tinham maior probabilidade de ocultar sua condição.

Os pesquisadores também observaram uma discrepância entre o comportamento real das pessoas quando estão doentes e suas crenças sobre como agiriam. Enquanto os indivíduos saudáveis previam que seria improvável ocultar doenças graves – aquelas que se espalham facilmente e têm sintomas graves -, aqueles que estavam atualmente doentes relataram altos níveis de ocultação, independentemente da gravidade de sua condição para os outros.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP