Ficar menos tempo sentado poderia diminuir a pressão em idosos
Um estudo clínico randomizado recente, envolvendo 283 idosos, revelou que a redução do tempo gasto sentado contribui para a diminuição da pressão arterial sistólica. Conduzido em um sistema de saúde no estado de Washington, EUA, entre janeiro de 2019 e novembro de 2022, o estudo demonstrou que os participantes do grupo de intervenção, que receberam orientações para reduzir o tempo de sedentarismo, experimentaram uma queda significativa tanto no tempo despendido sentados quanto na pressão arterial sistólica ao longo de seis meses, em comparação com o grupo controle.
Os participantes do grupo de intervenção foram encorajados a reduzir o comportamento sedentário por meio de 10 interações com um profissional de saúde, estabelecimento de metas para diminuição do tempo sentado, e a utilização de uma mesa de trabalho ajustável e um rastreador de atividades para incentivar pausas ativas. Enquanto isso, o grupo controle concentrou-se em metas de estilo de vida saudável, excluindo atividades físicas ou comportamento sedentário.
Ao término do estudo, os resultados indicaram uma redução média de mais de 30 minutos por dia no tempo sentado e uma diminuição de 3,48 mm Hg na pressão arterial sistólica no grupo de intervenção. Estes resultados sugerem que estratégias práticas para diminuir o tempo de sedentarismo podem representar um método eficaz para promover a saúde cardiometabólica em idosos.
Comments