Infecções respiratórias aumentam risco de problemas cardíacos

Infecções respiratórias, como gripe e Covid-19, representam um risco particular para pessoas com predisposição a doenças cardíacas. Especialistas do Mount Sinai Fuster Heart Hospital, nos Estados Unidos, alertam que essas infecções podem desencadear complicações cardíacas devido à febre, desidratação e inflamação.

Entre os fatores de risco para doenças cardíacas estão pressão alta, colesterol elevado, diabetes, sobrepeso, tabagismo e idade avançada.

Os médicos do Monte Sinai observam um aumento nos problemas cardíacos relacionados a infecções respiratórias, afetando todas as faixas etárias, inclusive jovens adultos na faixa dos 20 anos. A inflamação pode desencadear ataques cardíacos em pessoas com artérias obstruídas e agravar os sintomas de insuficiência cardíaca ou distúrbios do ritmo cardíaco.

Indivíduos com doenças cardiovasculares ou múltiplos fatores de risco são particularmente vulneráveis a desenvolver problemas cardíacos durante uma infecção respiratória grave. Os pesquisadores recomendam identificar e controlar os fatores de risco cardiovascular, além de tomar medidas básicas para prevenir infecções, como forma de evitar complicações.

Para reduzir o risco de doenças cardíacas e a probabilidade de infecções causarem problemas cardíacos, é importante conhecer o histórico familiar de doenças cardíacas, monitorar a pressão arterial, colesterol, IMC e níveis de açúcar no sangue, manter uma dieta saudável, limitar o consumo de álcool, parar de fumar, praticar atividade física regularmente, gerenciar o estresse e cuidar da saúde mental, além de reconhecer os sinais de alerta de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, como dores no peito, cabeça, braços, costas, pescoço e mandíbula, falta de ar, suor frio e tontura.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP