Medicamentos podem atrapalhar capacidade de direção em idosos
Um estudo conduzido pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, sugere que alguns medicamentos comuns, como antidepressivos, soníferos e analgésicos, podem prejudicar as habilidades de direção dos idosos.
A pesquisa envolveu 198 adultos com uma média de 73 anos de idade, todos sem sinais de comprometimento cognitivo. Ao longo de até 10 anos, esses participantes passaram por check-ups anuais, incluindo testes de direção com instrutores profissionais. Durante esse período, aproximadamente 35% dos participantes receberam uma nota reprovada ou marginal em algum momento do teste de direção.
Os idosos que tomavam antidepressivos, soníferos ou AINEs (anti-inflamatórios não esteroides) tinham um risco maior de desempenho inadequado na estrada. Especificamente, aqueles que tomavam antidepressivos ou medicamentos para dormir apresentavam taxas de 16% a 17% de mau desempenho na direção por ano, em comparação com 6% a 7% daqueles que não utilizavam esses medicamentos.
No entanto, não foi encontrada nenhuma ligação entre o uso de anti-histamínicos ou medicamentos anticolinérgicos e o desempenho na direção dos idosos. Embora os anti-histamínicos possam causar sonolência e os medicamentos anticolinérgicos possam ter efeitos colaterais como sedação e visão turva, não houve associação direta com problemas de direção.
Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.35651
Comments