Peixes e crustáceos do Reino Unido estão ‘cheios de cocaína’ após vazamentos de esgoto
As tempestades que atingiram o Reino Unido no último ano resultaram em uma contaminação significativa de animais marinhos ao longo da costa, devido ao despejo de esgotos repletos de substâncias químicas no mar.
Segundo reportagem do “Daily Star”, peixes e crustáceos estão apresentando altos níveis de contaminação, incluindo cocaína, além de outras substâncias como pílulas anticoncepcionais e antidepressivos.
De acordo com a Agência Ambiental, os vazamentos de esgoto na Inglaterra atingiram a marca alarmante de 464.056 em 2023, um aumento de 54% em relação ao ano anterior.
Esses vazamentos resultam na transferência direta dos produtos químicos consumidos pelos britânicos para o ambiente marinho. Considerando que o Reino Unido lidera o consumo de cocaína na Europa e registra taxas de uso mais altas do que países como México e Colômbia, os animais que habitam as costas britânicas estão sofrendo os efeitos colaterais desse consumo desenfreado.
O professor Alex Ford, biólogo marinho da Universidade de Portsmouth, descreveu a situação preocupante durante uma entrevista ao programa “Good Morning Britain” da ITV, realizado no porto de Langstone, em Hampshire. Ele destacou que a estação de tratamento de esgoto na região recebe resíduos de meio milhão de pessoas e, quando sobrecarregada, despeja diretamente no ambiente marinho.
Ford ressaltou que suas análises das águas próximas ao terminal portuário revelaram altos índices de contaminação em animais marinhos, incluindo cocaína, antidepressivos, e outros medicamentos. Ele alertou que várias espécies marinhas estão sendo afetadas por essa contaminação.
Comments