Comida presa na garganta? Beber refrigerante não ajuda
Quando a comida fica presa no esôfago, causando a sensação de estar entalada na garganta, algumas pessoas sugerem o uso de refrigerantes, especialmente os de cola, acreditando que o gás presente nessas bebidas pode ser útil. No entanto, um estudo conduzido na Universidade de Amsterdã, na Holanda, questiona essa prática.
Geralmente, a obstrução do esôfago ocorre devido ao estreitamento do órgão, que pode ser causado por um tumor ou por uma cicatriz de inflamação anterior. Os pesquisadores esclarecem que esse problema não deve ser confundido com engasgar, que ocorre quando a comida fica presa na traqueia, mas é igualmente angustiante e doloroso.
O estudo envolveu 51 pacientes que estavam aguardando uma endoscopia devido à comida presa no esôfago. Enquanto esperavam pelo procedimento, metade dos pacientes ingeriu goles de refrigerante de cola, enquanto a outra metade simplesmente aguardou. Caso os pacientes ainda tivessem dificuldade para engolir saliva, os médicos realizavam uma endoscopia de emergência para remover a comida.
Os resultados revelaram que o refrigerante de cola não foi eficaz. Tanto nos pacientes que consumiram a bebida quanto nos que apenas aguardaram, houve uma melhora em 61% dos casos. Não foram observados efeitos colaterais ou complicações relacionadas ao uso dos refrigerantes.
Comments