Britânica acorda com sotaque de país que nunca visitou e diz sofrer de síndrome rara
Uma mulher britânica, Zoe Coles, afirma ter acordado com um sotaque galês, apesar de nunca ter visitado o País de Gales, e está recorrendo às redes sociais em busca de ajuda para recuperar sua voz original. O caso de Zoe ganhou destaque na mídia internacional, incluindo no jornal britânico Daily Mail, após ela apelar para que neurologistas assumam seu caso e encontrem uma “cura”.
Com 36 anos e mãe de dois filhos, Zoe, que reside em Stamford, na Inglaterra, frequentemente é questionada sobre sua origem por causa de seu novo sotaque. Anteriormente uma bartender, ela agora se sente “ansiosa” sempre que sai de casa, pois sente que não se encaixa mais onde vive devido à sua nova maneira de falar.
Zoe suspeita que possa estar sofrendo da síndrome do sotaque estrangeiro (FAS), uma condição extremamente rara que é geralmente o resultado de lesões na cabeça ou no cérebro, sendo os derrames a causa mais comum. Ela relata que desenvolveu inicialmente um sotaque alemão antes de adquirir o sotaque galês.
Indignada com sua situação, Zoe expressa: “Estou lutando muito. Você nasce com uma voz, cresce e desenvolve uma maneira de falar. Isso foi tirado de mim. Mesmo que isso tenha me dado um impulso de confiança, eu adoraria que tudo desaparecesse e a vida voltasse ao normal”.
Ela compartilha sua jornada e desafios em vídeos no TikTok (@zoecoles1), onde também fala sobre um distúrbio neurológico que pode estar relacionado à sua condição de fala.
Coles consultou um neurologista, que informou que não há tratamento disponível para sua condição, deixando-a em busca de outras opiniões médicas.
“Quero conscientizar e mostrar que esta é a vida real. Estou falando também porque quero que as pessoas vejam que essas coisas realmente acontecem. No entanto, isso me causa problemas, como dores de cabeça e formigamento no rosto. Não é apenas o sotaque, é muito difícil para mim”, conclui Zoe.
Comments