Frio extremo: Torcedores precisarão amputar os dedos após assistir jogo da NFL sem luvas
Os torcedores do Kansas City Chiefs, atual campeão da NFL (National Football League), enfrentaram um dos jogos mais gelados já registrados na história da liga em janeiro e agora estão sendo aconselhados a considerar amputações após hospitalizações devido a congelamento que resultaram em necrose dos tecidos.
Setenta por cento dos pacientes com graves queimaduras pelo frio tratados no Grossman Burn Center, no Research Medical Center, em Kansas City, Missouri, desde janeiro, estão sendo aconselhados a optar pela amputação. Os outros 30% estão recebendo tratamentos, incluindo sessões em tanques de oxigênio hiperbárico, mas o risco de amputação ainda está presente. Mesmo se os dedos forem salvos, os danos serão duradouros, afirmam os médicos.
Muitos desses pacientes estavam nas arquibancadas do Arrowhead Stadium em 13 de janeiro, quando os Chiefs derrotaram os Dolphins, de Miami, por 26 a 9, enfrentando as baixas temperaturas sem luvas adequadas ou proteção suficiente. Este jogo foi o quarto mais frio da história da liga e registrou as temperaturas mais baixas já vistas no Arrowhead Stadium desde sua inauguração em 1972, com 70 mil torcedores enfrentando o frio para apoiar os Chiefs em sua jornada rumo ao Super Bowl. As temperaturas atingiram 20 graus negativos, com uma sensação térmica de 31 graus negativos.
“Muitos dos pacientes que sofreram lesões por congelamento durante o jogo dos Chiefs estão agora em um ponto em que precisamos discutir a possibilidade de amputação”, afirmou Megan Garcia, diretora do Centro de Queimados, à FOX 4 KC.
“As pessoas costumam associar queimaduras ao fogo ou calor, mas essas lesões podem ocorrer de várias formas”, acrescentou a médica.
Um torcedor, que removeu as luvas por apenas cinco minutos para montar uma barraca no estacionamento, logo após a exposição, notou que as pontas dos dedos estavam vermelhas. Pouco tempo depois, as lesões se tornaram azuladas e arroxeadas.
Comments