Caiado diz que vai dar anistia a Bolsonaro se eleito presidente
Pré-candidato à Presidência da República, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), afirmou em entrevista à GloboNews que, se for eleito em 2026, concederá anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Bolsonaro é réu por supostamente articular uma tentativa de golpe de Estado e está inelegível por decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o condenou por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
“Está aí um furo para você: Ronaldo Caiado presidente da República vou anistiar e começar uma nova história no Brasil, pacificando o País”, declarou o governador, referindo-se a si mesmo em terceira pessoa. “Caiado vai chegando na presidência da República e, no meu momento, vou resolver esse assunto, anistiar essa situação toda. E vamos discutir o problema de crescimento e de pacificação do País”, completou.
Caiado afirmou ainda que foi o primeiro a levantar a proposta de anistia, em fevereiro de 2024.
Apesar da posição atual, o governador de Goiás condenou os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Na época, classificou as invasões aos prédios dos Três Poderes como “inadmissíveis, inaceitáveis e condenáveis sob todos os aspectos”. Em publicação nas redes sociais naquele dia, declarou: “O que aconteceu hoje em Brasília é a tentativa da barbárie se sobrepor às nossas instituições democráticas. […] Temos que ser intransigentes na defesa da nossa democracia. A democracia não pode ser posta à prova a cada resultado eleitoral, por aqueles descontentes com o resultado das urnas.”
Já Jair Bolsonaro, além de defender publicamente a anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro, tem apoiado iniciativas que buscam estender esse perdão não só a manifestantes condenados, mas também a políticos e militares que tiveram participação nos atos antidemocráticos.
Comments