Usar vapes pode deixar jovens fisicamente mais fracos
Em testes com bicicletas ergométricas, jovens de vinte e poucos anos que fumavam há pelo menos dois anos tiveram capacidade de exercício muito menor do que aqueles que não fumavam, e as perdas foram iguais às de pessoas que passaram um tempo semelhante fumando, é o que indica estudo realizado na da Universidade Metropolitana de Manchester, na Grã-Bretanha. Os jovens adultos que fumavam acharam mais difícil respirar, seus músculos ficaram mais fatigados e eles estavam menos em forma no geral.
Os pesquisadores recrutaram 60 pessoas na faixa dos 20 anos, todas as quais pareciam ter função pulmonar normal com base em testes padrão. Vinte não usavam vape e nem fumavam, 20 usavam cigarros eletrônicos há pelo menos dois anos e 20 fumavam há pelo menos dois anos. Cada participante foi submetido a testes de exercício em uma bicicleta ergométrica, com a intensidade do exercício aumentada até que cada pessoa atingisse seu máximo. As respostas cardíacas, pulmonares e musculares foram monitoradas. A função arterial foi avaliada por meio de exames de sangue e ultrassom.
Algumas diferenças foram facilmente medidas. Por exemplo, os fumantes e vapers ficaram visivelmente sem fôlego antes mesmo de atingirem a capacidade de exercício, e muito antes dos participantes que não usavam vape nem fumavam. As pernas de vapers e fumantes também ficaram fatigadas mais cedo durante o exercício. Os exames de sangue geralmente mostravam altos níveis de lactato (um sinal de fadiga muscular) antes de atingirem a capacidade máxima.
Exames de sangue e ultrassonografias também mostraram desempenho reduzido dos vasos sanguíneos entre fumantes/vapers em comparação com pessoas que não tinham nenhum dos hábitos. Em medições de capacidade de exercício, vapers e fumantes pontuaram quase o mesmo, com capacidades chegando a 186 watts e 182 watts, respectivamente. Isso é comparado à capacidade máxima média de exercício de 226 watts vista entre os nunca fumaram cigarros ou vapers.
Fonte: Fonte: European Respiratory Society Annual Meeting.
Comments