Programa esportivo da Prefeitura de Goiânia leva crianças ao clássico no Serra Dourada
Crianças do Programa Esporte nos Bairros, promovido pela Prefeitura de Goiânia, tiveram a oportunidade de assistir ao clássico entre Vila Nova e Goiás, realizado no domingo (2/02) no Estádio Serra Dourada. Durante o intervalo da partida, os jovens atletas participaram de uma atividade especial: cobranças de pênaltis no campo, integrando a ação “Pequenos Campeões”, organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) em parceria com a Federação Goiana de Futebol.
O Esporte nos Bairros é uma iniciativa iniciada em 2021, com atividades realizadas em 17 núcleos esportivos espalhados pelas diversas regiões da cidade. O programa oferece aulas gratuitas de várias modalidades, como futebol, vôlei, basquete, natação e ginástica, atendendo crianças, jovens e adultos ao longo do ano. Além disso, conta com modalidades inclusivas, como futebol de cego, futsal para pessoas com síndrome de down, judô paralímpico, entre outras.
A gestão do prefeito Sandro Mabel está implementando a ação “Pequenos Campeões” para proporcionar experiências esportivas aos alunos dos polos da SMEL. No evento, 10 crianças participaram da atividade no Serra Dourada durante o clássico do Campeonato Goiano, sendo cinco do polo Centro Esportivo Maguito Vilela e cinco do Centro Esportivo Jardim Guanabara, com idades entre 9 e 13 anos.
O prefeito Sandro Mabel esteve presente no estádio e comentou a importância do evento: “Estamos aqui com as crianças do Programa Esporte nos Bairros para fazer parte dessa grande festa no Serra Dourada. O futebol é fundamental e queremos promover partidas sem violência. Nossa gestão investe no esporte porque ele traz benefícios físicos, emocionais e sociais para as crianças. Vamos continuar investindo na iniciação esportiva em todas as regiões da cidade”, afirmou.
O secretário de Esportes, Luiz Alberto Sardinha Bites, também destacou a relevância da ação: “Estamos valorizando as crianças que participam da iniciação esportiva gratuita da prefeitura. A atividade de cobrança de pênaltis é uma forma de incentivar o esporte e mostrar o que a prefeitura tem feito para promover o esporte e o lazer na cidade”, comentou.
A vice-prefeita, coronel Claudia, fez questão de acompanhar os meninos em campo: “O futebol é um elemento importante para a comunidade, para a população. Estamos aqui nessa grande festa reafirmando que esporte é cultura e lazer para as famílias”, ressaltou.
Arthur Galdino Silva Barros, 13 anos, e Carlos Eduardo Araújo Brasil, 12 anos, participam do programa há três anos no Centro Esportivo do Jardim Guanabara e vivenciaram a experiência no estádio. Maria Adalia, avó de Arthur e tia de Carlos, destacou a importância da iniciativa: “O projeto tira as crianças da rua e estimula os estudos. Os professores acompanham de perto e cobram disciplina. Esse tipo de apoio poderia ser expandido para alcançar mais crianças. O esporte também é parte da educação e transforma vidas”, afirmou Maria Adalia.
Carlos Eduardo, que frequenta o polo Guanabara, falou sobre a emoção de estar no estádio: “É a minha primeira vez no estádio, um sonho realizado. Desde pequeno sonho em ser jogador e aqui me sinto realizado, treinando na escolinha”, contou.
Arthur Galdino também se mostrou emocionado: “Foi muito legal entrar no estádio e ver os torcedores olhando para a gente. Isso é contagiante e nos faz querer ser jogadores. O Esporte nos Bairros ajuda a tirar muitos meninos da rua e nos incentiva a gostar mais do futebol”, afirmou.
O Programa Esporte nos Bairros funciona durante todo o ano e atualmente atende cerca de 1,5 mil pessoas de diversas idades. As inscrições estão abertas para crianças a partir de 6 anos, além de adolescentes, adultos e idosos.
Para participar, é necessário realizar a inscrição presencialmente no polo escolhido, levando comprovante de endereço e preenchendo a ficha de matrícula disponível no local.
Confira os polos esportivos:
- ADFEGO – Av. Independência, 3026 – St. Leste Vila Nova
- AROEIRA – Praça da Juventude, Rua JDA 8, Jardim das Aroeiras
- ASSOCIAÇÃO DE SURDOS – Rua 801, Chácara VI, S/N – Osvaldo Rosa
- CEBRAV – R. 134, 235 – St. Oeste
- CENTRO ESPORTIVO JARDIM GUANABARA – Rua GB-6, Jardim Guanabara II
- CENTRO ESPORTIVO JOAQUIM CHOCO – Rua AP 4, Conjunto Aruanã III
- CENTRO ESPORTIVO MAGUITO VILELA – Av. Liberdade com Rua 14, Conjunto Riviera
- CRAS JARDIM DO CERRADO – R. Flor Da Noite Q Apm2, 0 – Res Jd Do Cerrado
- CLUBE DO POVO ALTO DO VALE – Rua VF15, Vila Finsocial
- ESEFFEGO – Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás – Rua 231, Setor Vila Nova
- FEFD – Av. Esperança, s/n – Chácaras de Recreio Samambaia
- PARQUE BERNARDO ELIS – R. CP 4, Residencial Celina Park
- PARQUE DA VIZINHANÇA FAIÇALLVILLE – Alameda Ana Maria Moraes Verano com Rua F8 – Setor Faiçalville
- PARQUE DA VIZINHANÇA RESIDENCIAL AQUÁRIOS – Avenida Parque com Rua Saulo Coelho Chaves – Conjunto Cachoeira Dourada
- SECEG – R. A, 832 – St. Leste Vila Nova
- UNIDADE SAÚDE DA FAMÍLIA ALTO DO VALE – Rua Samir Helou com ALV 15, Setor Alto do Vale
- VILA PEDROSO – Praça 1º de Fevereiro, Vila Pedroso
Modalidades oferecidas:
- Alongamento
- Atletismo
- Balé
- Caminhada
- Funcional
- Funcional (kids)
- Futebol de cego
- Futsal para pessoas com síndrome de down
- Futebol
- Futevôlei
- Futsal
- Ginástica
- Jazz
- Judô paralímpico
- Natação
- Paranatação
- Parabadminton
- Parahalterofilismo
- Parataekwondo
- Pilates
- Step
- Taekwondo
- Tênis de mesa
- Yoga
Comments