Bolsonaro critica jovens candidatos da direita e diz que eleição de 2026 “não será democrática” sem sua participação
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) alfinetou possíveis nomes da direita que pretendem disputar as eleições presidenciais de 2026, em entrevista ao canal AuriVerde Brasil no YouTube nesta quarta-feira (22). Inelegível até 2030, Bolsonaro afirmou que candidatos “com pouca idade” e que se apresentam como “terceira via” não resolverão os problemas do Brasil.
As declarações vieram após o encontro entre o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e o ex-candidato Pablo Marçal (PRTB) em Washington, onde participaram da posse de Donald Trump. Marçal sugeriu que Nikolas, de 28 anos, seria “presidente do Brasil em 2034”. Além deles, o cantor Gusttavo Lima também tem sido citado como possível representante da direita em 2026.
Durante a entrevista, Bolsonaro criticou o que chamou de “direita limpinha” e ironizou a inexperiência de novos nomes. “Não fica inventando ‘terceira via’, com a sua inexperiência e boa vontade, mas você não tem como enfrentar o sistema”, declarou. Ele também se comparou a “uma canoa velha para atravessar o rio cheio de piranhas” e disse que, sem ele, a eleição “não será democrática”.
Bolsonaro foi condenado pelo TSE e está inelegível até 2030, devido a decisões que não somam penalidades. Ele também comentou a investigação da Polícia Federal que o indiciou por suspeita de tentativa de golpe de Estado em 2022, comparando a situação à perseguição de democratas contra republicanos nos EUA.
Além disso, o ex-presidente criticou o PT, acusando o partido de tentar “aniquilar” o PL, seu partido, e sugeriu que a sigla precisa de uma “limpeza” em 2026. Recentemente, Bolsonaro também se desentendeu com o senador Marcos Pontes (PL-SP), que lançou candidatura à Presidência do Senado sem aval partidário, ato que Bolsonaro classificou como “lamentável”.
Comments