Pressão alta pode desencadear enxaqueca em mulheres

A hipertensão arterial pode aumentar as chances de uma mulher sofrer enxaquecas, sugere um estudo realizado na Erasmus MC University Medical Center, na Holanda. Especificamente, a pressão arterial diastólica elevada está associada a um risco ligeiramente maior de as mulheres terem enxaqueca.

A pressão diastólica é o segundo número na leitura da pressão arterial e ocorre quando o coração está em repouso entre os batimentos. O estudo descobriu que nenhum outro fator de risco para a saúde cardíaca parece aumentar o risco de enxaqueca, embora as enxaquecas tenham sido associadas a maiores probabilidades de sofrer um acidente vascular cerebral, ataque cardíaco ou doença cardíaca.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de saúde de mais de 7.200 pessoas com idade média de 67 anos. Cerca de 15% sofreram enxaqueca em algum momento das suas vidas. Mulheres com pressão diastólica mais elevada tinham probabilidades 16% maiores de ter enxaqueca, e essas probabilidades aumentavam ainda mais à medida que a pressão diastólica aumentava.

A descoberta acrescenta peso à teoria de que as enxaquecas estão ligadas a problemas com pequenos vasos sanguíneos e não com grandes vasos sanguíneos. No entanto, os resultados não mostraram nenhuma ligação entre os fatores de risco para a saúde cardíaca e a enxaqueca nos homens. Isto pode ter ocorrido porque havia muito poucos homens incluídos no estudo que sofriam de enxaqueca, disseram os pesquisadores.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000209700.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP