Cada vez mais jovens são diagnosticados com cânceres

As taxas de câncer estão aumentando entre a Geração X e os millennials, relata um estudo realizado pela U.S. American Cancer Society, nos Estados Unidos. As gerações cada vez mais jovens estão sendo diagnosticadas com mais frequência com metade dos 34 tipos de câncer conhecidos.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de câncer de 23,6 milhões de pacientes diagnosticados entre 2000 e 2019. A análise também incluiu dados de 7,3 milhões de pacientes que morreram de câncer.

Os pesquisadores dividiram os dados em intervalos de nascimento de cinco anos de 1920 a 1990 e analisaram como o risco de câncer mudou entre as coortes de nascimento.

As taxas de incidência aumentaram com cada coorte de nascimento sucessiva desde 1920 para 17 de 34 cânceres. Outros cânceres que aumentaram em gerações mais jovens incluem câncer de fígado, mama, útero, colorretal, gástrico, vesícula biliar, ovário, testicular e anal, bem como sarcoma de Kaposi.

As taxas de mortalidade por câncer aumentaram em gerações sucessivamente mais jovens para câncer de fígado, útero, vesícula biliar, testículo e colorretal.

Segundo os pesquisadores, infelizmente não há uma explicação clara para o motivo pelo qual essas taxas estão aumentando entre as gerações mais jovens. Contudo, os dados destacam a necessidade crítica de identificar e abordar fatores de risco subjacentes nessas populações.

Fonte: Lancet Public Health. DOI: 10.1016/S2468-2667(24)00156-7.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP