Nasa lançará robô aspirador para sugar poeira da Lua
Focada nas futuras missões a Marte e em outras explorações espaciais, a NASA tem investido significativamente no desenvolvimento de tecnologias para a coleta e análise de amostras diretamente da superfície lunar. O objetivo é tornar esses instrumentos mais autônomos, econômicos e eficientes no envio de dados para a Terra.
Nessa direção, a agência anunciou, nesta quinta-feira (9), que enviará a bordo da próxima missão lunar para o módulo Blue Ghost 1 o inovador Lunar PlanetVac (LPV), que realizará testes na Lua. Descrito como “um aspirador de pó”, o LPV é um sistema pneumático para coleta e transferência de amostras, movido a gás comprimido.
Desenvolvido pela empresa Honeybee Robotics, o LPV visa melhorar a coleta e transferência de material da superfície lunar para outros instrumentos ou recipientes de retorno. Preso à nave, o cabeçote do sistema usará gás pressurizado para agitar o regolito lunar, criando um pequeno tornado de poeira e detritos. As partículas serão então canalizadas para um tubo de transferência por jatos pneumáticos secundários.
A operação será completamente autônoma e levará apenas alguns segundos, respeitando os protocolos de proteção planetária. O regolito coletado, incluindo partículas de até 1 cm, será peneirado e fotografado dentro do recipiente de amostra, com os dados sendo transmitidos em tempo real para a Terra.
Dennis Harris, um dos cientistas da NASA responsáveis pelo projeto, afirmou: “Essa abordagem inovadora na coleta de amostras e nos testes in situ pode mudar completamente o jogo. Não há escavação nem braços mecânicos sujeitos a desgaste, manutenção ou substituição.”
Se os testes forem bem-sucedidos, essa tecnologia pode ser fundamental no futuro para a busca por água, hélio e outros recursos naturais na Lua, além de fornecer informações mais precisas sobre os materiais disponíveis no satélite, o que pode ser útil para a construção de plataformas de lançamento e habitats lunares.
Comments