Câmara de Ceres suspende posse secreta de vereador foragido da Justiça

A Presidência da Câmara Municipal de Ceres suspendeu, nesta quinta-feira (9), a posse do vereador Osvaldo José Seabra Júnior, conhecido como Osvaldo Cabal, atendendo à recomendação do Ministério Público de Goiás (MPGO). Osvaldo é alvo de mandado de prisão na Operação Ephedra, deflagrada pelo MPGO em parceria com a Polícia Rodoviária Federal.

O promotor de Justiça Pedro Furtado Schmitt Corrêa apontou irregularidades na posse, como o descumprimento do Regimento Interno da Câmara, a falta de registro oficial do ato, a ausência de ata e a falta de compromisso formal.

O presidente da Câmara, Glicério de Moraes Mendes Júnior, também orientou que os demais vereadores e servidores da Câmara sejam informados sobre a ordem de prisão contra Osvaldo e que cumpram imediatamente a decisão judicial caso ele compareça à Câmara.

A posse de Osvaldo ocorreu em 1º de janeiro de 2025, após a sessão de posse dos outros vereadores. Em diligência realizada em 7 de janeiro, o promotor identificou as irregularidades.

Na portaria que anulou a posse, o presidente determinou que Osvaldo seja notificado para se manifestar em até cinco dias úteis. Se ele não se manifestar, a suspensão será definitiva. Também será aberto um processo administrativo caso ele retome as atividades de vereador sem cumprir as exigências legais.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP