Seguir uma dieta vegana pode torná-lo biologicamente mais jovem
Seguir uma dieta vegana pode ajudá-lo a envelhecer mais lentamente, afirma um novo estudo realizado no TruDiagnostic™ Biological Age Test, nos Estados Unidos.
Gêmeos designados para seguir uma dieta vegana por oito semanas pareciam envelhecer biologicamente mais lentamente do que seus irmãos gêmeos designados para uma dieta onívora que incluía carne, ovos e laticínios.
Para o estudo, os pesquisadores recrutaram 21 pares de gêmeos idênticos adultos. Um gêmeo foi designado para ser vegano e o outro onívoro. Eles comeram refeições preparadas durante as primeiras quatro semanas do estudo, enquanto comeram refeições que eles próprios prepararam com base nas aulas de nutrição durante as quatro semanas seguintes.
No final do estudo, os pesquisadores descobriram que os gêmeos veganos tinham envelhecido menos a nível celular do que os gêmeos onívoros. Eles também observaram diminuições nas idades do coração, dos hormônios, do fígado e dos sistemas inflamatório e metabólico dos participantes que comeram veganos.
Os gêmeos veganos também perderam em média mais de dois quilos a mais do que seus gêmeos onívoros durante o estudo. Isto deveu-se principalmente às diferenças no conteúdo calórico das refeições preparadas consumidas durante as primeiras quatro semanas do estudo.
Mais pesquisas são necessárias para compreender a relação entre dieta e envelhecimento, bem como os efeitos de uma dieta vegana a longo prazo na saúde, concluíram os pesquisadores.
Fonte: BMC Medicine. DOI: 10.1186/s12916-024-03513-w.
Comments