Endometriose poderia aumentar as chances de câncer de ovário
Mulheres com endometriose podem estar em maior risco de desenvolver câncer de ovário, e quanto mais grave a endometriose, maiores são as chances de desenvolverem tumores.
Para o estudo, os pesquisadores da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, analisaram dados de quase 500.000 mulheres em Utah, com idades entre 18 e 55 anos. Os resultados mostraram que o risco de todos os tipos de câncer de ovário era 4,2 vezes maior entre mulheres com endometriose.
O risco de câncer de ovário tipo I era especialmente alto, cerca de 7,5 vezes maior entre mulheres com endometriose. Enquanto isso, o risco de desenvolver câncer de ovário tipo II, que pode ser mais agressivo, era cerca de 2,7 vezes mais provável.
Mulheres com formas mais graves da doença, como endometriose infiltrante profunda e/ou endometriomas ovarianos (onde o tecido uterino migra para os ovários), tinham 9,7 vezes mais risco de câncer de ovário quando comparadas com indivíduos sem endometriose.
No geral, o estudo acrescenta evidências crescentes de uma ligação entre endometriose e risco de câncer de ovário, além de reforçar a importância de aconselhar mulheres com endometriose profunda infiltrativa e/ou ovariana em relação ao risco aumentado de câncer de ovário. Embora o número absoluto de cânceres de ovário seja limitado, o risco aumentado é significativo.
Fonte: Journal of the American Medical Association. DOI: 10.1001/jama.2024.9210.
Comments