Sono irregular pode aumentar o risco de diabetes

Dormir muitas horas numa noite, mas apenas algumas horas na seguinte, pode não ser saudável, e um novo estudo do Brigham and Women’s Hospital, nos Estados Unidos, descobriu que padrões de sono “irregulares” podem ser um fator de risco para diabetes tipo 2.

O novo estudo envolveu dados de sono e saúde de mais de 84.000 pessoas inscritas no estudo em andamento do UK Biobank Study. Os britânicos participantes do estudo tinham em média 62 anos de idade e nenhum deles tinha diabetes no início do estudo. Durante sete noites consecutivas, os participantes usaram um acelerômetro – um dispositivo semelhante a um relógio que monitora o movimento enquanto estão na cama. Os pesquisadores também monitoraram se as pessoas desenvolveram ou não diabetes tipo 2 nos próximos 7,5 anos.

Depois de fazer ajustes para uma série de possíveis fatores de confusão, a equipe de pesquisa encontrou uma associação clara entre padrões irregulares de sono e um risco aumentado de diabetes tipo 2. O sono “irregular” foi definido como a duração do sono que mudou em média 60 minutos ou mais entre as noites.

Pessoas com um padrão de sono irregular tinham 34% mais probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 em comparação com pessoas cujo sono noturno não variava tanto. Como a duração flutuante do sono pode estimular o diabetes? O estudo não conseguiu responder a essa pergunta, mas a equipe teoriza que “perturbações circadianas e distúrbios do sono” poderiam desempenhar um papel.

Fonte: Diabetes Care. DOI: 10.2337/dc24-0213.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP