Na Campus Party, Caiado reforça IA no desenvolvimento de Goiás
Na abertura da Campus Party Goiás, maior evento de tecnologia e inovação do estado, na quarta-feira (27/11) em Goiânia, o governador Ronaldo Caiado endossou o compromisso de atuar para garantir que a população de Goiás esteja preparada para acompanhar os avanços na área de Inteligência Artificial.
“É uma área tão nova, que tem um espaço tão grande. Temos que trabalhar para que se consolide cada vez mais no estado de Goiás”, defendeu o governador ao falar que esta é a “grande demanda mundial”.
Com o tema Construindo uma Geração Tecnológica e de IA em Goiás, o Governo de Goiás promove a sexta edição da feira, juntamente com o Instituto Campus Party, oferecendo uma gama de atividades de fomento à inovação e tecnologia.
O evento, que deve superar a marca de 155 mil participantes registrada em 2023, impulsiona a discussão em torno das inúmeras possibilidades de aplicação da Inteligência Artificial (IA) nas áreas de saúde, segurança pública e educação, entre outras.
Ao falar aos presentes, Caiado enfatizou que “saberá adequar o estado” para acompanhar a evolução tecnológica. Uma das apostas é a integração da prática de Inteligência Artificial em projetos pedagógicos dos colégios estaduais a partir do próximo ano letivo. “Não se pode deixar faltar aos jovens, dos mais distantes municípios, a oportunidade de poder competir com os melhores do mundo”, frisou.
“A Campus Party tem essa parceria conosco, trazendo pessoas que são referência do mundo digital”, acrescentou.
Já na solenidade de abertura, o público pôde ter contato com o poderio da Inteligência Artificial. Uma apresentação inédita da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás encantou os presentes no primeiro dia de evento.
A 10ª Sinfonia de Beethoven, obra inacabada do grande compositor alemão, foi finalizada com o uso de inteligência artificial e executada pela primeira vez na América Latina. Outra novidade da noite foi a presença da primeira palestrante humanoide do evento, Sophia.
CEO da Campus Party Brasil, Tonico Novaes agradeceu aos parceiros e detalhou a programação que segue até próximo o domingo (1º/12). “O palco principal, uma novidade neste ano, tem visibilidade para a área open. Todos os conteúdos principais da Campus Party estarão disponíveis de forma gratuita, trazendo cada vez mais inclusão”, afirmou.
Entre os destaques da programação, o Governo de Goiás vai realizar a 1ª Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada, o Campeonato de Futebol de Drones e um hackathon (desafio de programação) sobre desenvolvimento sustentável.
Comments