Autoridades de mediação e arbitragem discutem o assunto em Goiânia

A advogada especialista em Mediação, Conciliação e Arbitragem, Carla Sahium, recebeu, em Goiânia, o presidente do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (CONIMA), Joaquim de Paiva Muniz. Carla Sahium é diretora da instituição que tem o objetivo de representar as entidades de mediação e arbitragem, e desenvolver e estimular os métodos extrajudiciais de solução de conflitos em todo o Brasil.

Na última terça-feira, 19 de novembro., Joaquim Muniz e Carla Sahium participaram de uma conversa com estudantes da Faculdade Direito da UFG sobre a aplicação da Mediação e Arbitragem no Brasil com a presença do Diretor da Faculdade, José Querino e da professora Silzia Alves Carvalho.

“É uma honra estar em Goiânia, em especial aqui na faculdade de Direito da UFG que tem 126 anos. Goiás é um estado em expansão econômica, e também é uma referência em mediação e arbitragem. E essa conversa aqui hoje é fundamental para os alunos que são o futuro jurídico no Estado. A justiça precisa de várias ‘portas’ para que o andamento processual aconteça com mais agilidade e mais eficiência, precisamos de formas extrajudiciais para que a justiça seja efetivamente entregue”, afirma Joaquim Muniz.

Em seguida, assinaram um Acordo de Cooperação com o presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi, a vice-presidente, Irma Fernandes, e vários presidentes de sindicatos ligados ao comércio goiano. O acordo visa incentivar a utilização da conciliação na resolução de conflitos com palestras, treinamentos, elaboração de material informativo, entre outras ações.

Os especialistas também se reuniram com autoridades do TJ-GO com a finalidade de estreitar o diálogo com a instituição sobre a importância das soluções extrajudiciais. “Contem conosco para realizar campanhas de divulgação de políticas de mediação, para estimular a conciliação como um todo”, sugeriu Muniz. Para o presidente do CONIMA, é essencial mudar a mentalidade que gira em torno dos processos judiciais. “É preciso mudar a cultura da população para conscientizar que várias questões podem ser resolvidas extrajudicialmente”, afirma.

Para Carla Sahium, uma parceria com o TJGO é fundamental: “queremos muito estreitar as relações para alinharmos essa cooperação que pode representar uma evolução importante para a sociedade, em termos de agilidade, eficiência e economia de custos para as partes e para o Estado”.

Estiveram presentes, o advogado, Jefferson Lopes, o desembargador coordenador do Centro Judiciário em 2° Grau do TJGO, Aureliano Albuquerque e os integrantes do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJGO, os juízes Lídia de Assis e Marcus Vinícius de Oliveira.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP