Novo exame de sangue pode prever Parkinson anos antes dos sintomas
Um novo exame de sangue pode ser capaz de prever a doença de Parkinson até sete anos antes que os sintomas do distúrbio do movimento apareçam. O teste previu corretamente um alto risco de Parkinson em 16 pacientes que desenvolveram a doença.
Para o estudo, os pesquisadores treinaram um programa de inteligência artificial para reconhecer o Parkinson usando oito biomarcadores baseados no sangue. A inteligência artificial pode diagnosticar o Parkinson com 100% de precisão. Eles então testaram a capacidade do programa de prever se uma pessoa desenvolveria Parkinson mais tarde em suas vidas.
Foram analisados 72 pacientes com Distúrbio de Comportamento de Movimento Rápido dos Olhos. O distúrbio faz com que as pessoas representem fisicamente seus sonhos sem saber ou lembrar. Cerca de 75% a 80% das pessoas com esse distúrbio desenvolverão Parkinson ou um distúrbio cerebral semelhante a ele.
A inteligência artificial descobriu que 79% dos pacientes tinham o mesmo perfil sanguíneo de alguém com Parkinson. Ao longo de dez anos de acompanhamento, 16 das pessoas previstas para Parkinson desenvolveram o distúrbio.
O Parkinson é causado pela morte de células nervosas em uma parte do cérebro chamada substância negra, que controla o movimento. Essas células nervosas produzem um hormônio importante chamado dopamina. Conforme os níveis de dopamina de uma pessoa diminuem, ela desenvolve sintomas como tremores, lentidão de movimento e problemas de marcha e memória.
Se validado, o teste pode ajudar a fornecer tratamento precoce que pode atenuar ou até mesmo bloquear o início da doença.
Fonte: Nature Communications. DOI: 10.1038/s41467-024-48961-3.
Comments